Carregando...
Massagem Atlética

Massagem Atlética

17/07/2018
em Therapy

Todo mundo sabe que ter um estilo de vida ativo é importante para manter o controle do peso e prevenir doenças cardiovasculares. Entretanto, exercícios exaustivos (especialmente quando envolve contração excêntrica) frequentemente resultam em dano muscular temporário, promovendo a tão conhecida dor muscular tardia. 

As dores musculares tardias ocorrem 24 horas após o exercício físico intenso, alcançando um pico entre 24 a 72 horas. É frequentemente acompanhada por edema, redução da performance, bem como amplitude de movimento. É aquela dor chata que podemos sentir depois de um treino mais puxado ou depois de uma competição.  

Alguns artigos científicos mostraram que a massagem como intervenção terapêutica em quadro de dor muscular tardia pode ser um recurso interessante para aliviar dores devido à modulação da atividade do sistema parassimpático, aumento da vascularização sanguínea e linfática que rapidamente limpam os sinalizadores químicos de dano muscular. Além disso, a redução da dor ocorre devido ao fato da massagem aumentar a temperatura e aporte sanguíneo muscular, aumentando a flexibilidade do mesmo. 

Assim os benefícios para o atleta são: minimizar o risco de lesão e redução da dor muscular. Os dados para aumento da performance muscular ainda são um pouco controversos, alguns pesquisadores defendem que a massagem pode aumentar o desempenho físico e outros não. 

Ficamos aguardando os próximos avanços na ciência para compartilhar com você. Mas fica a dica, a massagem atlética pode ser uma ótima pedida depois de um treino mais intenso ou após aquela corrida de fim de semana. 

 

Querendo saber mais? 

Clique nos links a seguir para acessar alguns artigos:

Massage Alleviates Delayed Onset Muscle Soreness after Strenuous Exercise: A Systematic Review and Meta-Analysis

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphys.2017.00747/full 

 

The Mechanisms of Massage and Effects on Performance, Muscle Recovery and Injury Prevention 

http://www.sportstherapyuk.com/images/docs/journal1-801.pdf