Carregando...
O Poder dos Óleos Essenciais

O Poder dos Óleos Essenciais

17/07/2018

Óleos essenciais são substâncias naturais presentes nas plantas, responsáveis pelos seus odores aromáticos. São altamente concentrados, voláteis e 100% puros. Uma ferramenta poderosa, além de prazerosa, para a manutenção da saúde e bem-estar.

Quando aplicados na pele, os óleos essenciais entram pelos poros e vão para os vasos sanguíneos que irrigam a derme. Depois seguem para a corrente sanguínea, o sistema linfático, os músculos e os órgãos. 

Quando o óleo essencial é inalado, o cheiro entra no nariz e as células olfativas captam as moléculas aromáticas por meio dos cílios, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico. Quando os impulsos chegam, o sistema límbico, uma espécie de arquivo de cheiros e sensações, reconhece as moléculas aromáticas e as identifica. É por isso que certos cheiros afetam nosso humor e desperta lembranças. O sistema límbico passa a informação sobre o aroma para o hipotálamo, que a repassa para a hipófise. Daí, essa informação vai para as outras glândulas e influência a atividade imunológica, o batimento cardíaco, a produção de enzimas e hormônios.

As moléculas aromáticas que entram pelo nariz também seguem pelas vias respiratórias até o pulmão. Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas. De lá, as moléculas vão para o sangue junto com o oxigênio.

 

Conheça a utilidade de 4 poderosos óleos essenciais: 


* O óleo essencial de Hortelã-Pimenta é excelente para dores musculares, além de dores de cabeça e enxaquecas, especialmente quando associadas a problemas respiratórios.

Se sentir dor de cabeça, massageie as têmporas usando creme neutro associado com algumas gotinhas de óleo de hortelã. Para dores musculares experimente fazer uma massagem local com a mesma mistura. 

O óleo essencial de Hortelã Pimenta não deve ser usado por grávidas, recém-nascidos, crianças com menos de 5 anos, pessoas com epilepsia, histórico de cardiopatia ou em tratamento homeopático. Evitar usar à noite, pois pode causar insônia. 

Vale lembrar que, assim como outros óleos essenciais, não deve ser aplicado direto na pele, deve ser sempre diluído em creme neutro ou óleo carreador.


* O óleo essencial de Tea Tree ou Melaleuca é um poderoso antifúngico, antivirótico e antibacteriano e um dos únicos que pode ser utilizado puro sobre a pele (além dele, somente a Lavanda).

Nas micoses de unhas o Tea Tree deve ser utilizado puro, sobre a unha afetada e também nas unhas próximas para evitar que o problema se espalhe. 

Você também pode colocar uma bolinha de algodão dentro dos calçados com uma gota de Tea Tree e guardá-lo assim: o procedimento evita a proliferação das bactérias causadoras do mau-cheiro.

Na pele, o Tea Tree também é poderoso contra cravos e espinhas, além de picadas de insetos.  


* A Lavanda é calmante, equilibradora das emoções (ou seja, acalma e anima, regulando o sistema nervoso). 

Para casos de insônia, por exemplo, é aconselhável pingar uma gota do óleo essencial de lavanda no travesseiro, e o aroma ajudará a equilibrar e a restaurar o sono. 

Já em casos de estresse, ansiedade e desânimo, pode-se pingar uma gotinha do óleo essencial nas têmporas, ou pulsos, e o aroma ajudará a restabelecer as emoções, de forma suave, a fim de recuperar a saúde emocional. 


* O óleo essencial de Eucalipto é poderoso contra problemas respiratórios, com efeitos anti-séptico, antivirótico e expectorante.

Use-o nos difusores aromáticos, assim o aroma do eucalipto espalha-se no ambiente, e penetra no organismo por via aérea; ou em massagens, principalmente na região das costas e peitoral – o aroma forte relaxa o peito e pode aliviar a congestão. 

O eucalipto possui ainda propriedades antibacterianas e estimula o sistema imunológico.

Lembramos que os óleos essenciais devem ser 100% puros e naturais. Essências são imitações sintéticas dos compostos encontrados naturalmente nos óleos essenciais, mas não possuem efeitos terapêuticos e podem causar sensibilidade e irritação na pele. Se o óleo essencial não for puro, de uma marca conceituada e que garante sua origem, não traz benefícios.