Carregando...
Óleo Essencial de Alecrim

Óleo Essencial de Alecrim

17/07/2018

O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é uma das espécies aromáticas mais antigas e utilizadas pela humanidade. Seu nome significa “orvalho do mar”. Para extração de 10ml do óleo essencial de alecrim, são necessários de 700 gramas a 1 quilo da planta.

Tônico e estimulante, é um óleo que anima, alegra, combate a apatia e a melancolia. O alecrim é um óleo essencial versátil. Pode ser usado em casos de depressão, dores de cabeça, congestão no peito, gripes e dores musculares. 

O óleo essencial de alecrim alivia dores de cabeça e enxaquecas, especialmente quando associadas a problemas gástricos. É um agente analgésico não muito sedativo, que ajuda a amenizar a gota, a dor reumática e o cansaço muscular por excesso de esforço.

Estimulante da circulação. É tonificante para o coração e um estimulante cardíaco valioso, normalizando a pressão arterial em caso de hipotensão. 

Destaca-se a propriedade do alecrim de aumentar a concentração, por isso pode ser usado no ambiente onde se está trabalhando ou estudando para melhorar o desempenho. O óleo essencial de alecrim revitaliza as células cerebrais, clareia a mente e estimula a memória. É ótimo para esforço mental excessivo, cansaço em geral e letargia.

O óleo essencial de alecrim também faz bem para os cabelos. Ele previne a queda de cabelo, a caspa e estimula o crescimento. Uma gota de óleo essencial misturada na quantidade de shampoo a ser utilizada para a lavagem dos cabelos é o suficiente. 

Mas o alecrim não pode ser usado por qualquer pessoa. O uso durante a noite pode perturbar o sono. Evite se estiver fazendo tratamento homeopático também.

O óleo essencial de alecrim é contra-indicado para gestantes, hipertensos e pessoas com epilepsia.