Carregando...
Dry Needling

Dry Needling

Alívio de Dores Musculares

17/07/2018
em Therapy, Dor

Dry Needling ou Agulhamento Seco tem como principal objetivo o alívio da dor muscular através da desativação dos pontos gatilho miofasciais. Consiste na inserção e manipulação de uma agulha fina e flexível em pontos gatilhos para produzir uma resposta de espasmo local, ou seja a agulha é aplicada no local da dor, provocando relaxamento muscular. 

Ponto gatilho é um ponto com hiperirritabilidade e hiperatividade no músculo esquelético que está associado com um nódulo palpável hipersensível. Esta área se torna dolorosa no local e também pode irradiar em padrões previsíveis.

Há diversos estudos fornecendo evidências que o Agulhamento Seco é mais eficaz para o alívio da dor que outras técnicas, incluindo aplicação de anestésicos locais. 

Para a aplicação da técnica são utilizadas as mesmas agulhas da Acupuntura, mas existem diferenças entre as duas técnicas, sendo que o Dry Needling não pode ser considerado Acupuntura.

No Dry Needling a agulha é inserida em pontos gatilhos, para tratamento de dor. A redução da dor se dá pela inativação dos pontos gatilho. Já na Acupuntura são utilizados pontos de energia encontrados nos meridianos para diversas condições patológicas, incluindo viscerais e sistêmicas. O alívio de dor na Acupuntura ocorre através da liberação de endorfinas e equilíbrio das energias. Para aplicação da Acupuntura é essencial o curso de formação, já que envolve conceitos específicos da Medicina Tradicional Chinesa. 

Considerado um procedimento seguro, o Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na cura de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada e única.