Carregando...
Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa

29/04/2020
em Therapy

A acupuntura, juntamente com a moxabustão, ventosa, auriculoterapia, shiatsu, fitoterapia, dieta saudável e exercícios físicos como tai-chi-chuan, fazem parte da terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), uma das ciências mais antigas e respeitadas no mundo.

A Medicina Tradicional Chinesa ensina que tudo o que existe no universo é resultado do equilíbrio do Yin e do Yang, que resulta no correto fluxo de Qi (energia vital), força necessária para impulsionar e movimentar os 5 elementos.

O Chinês divide tudo, tanto no macrossistema (universo) como no microssistema (homem), em duas grandes famílias (Yin e Yang) e em 5 elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água).

Yin e Yang são duas forças poderosas que se opõem e se complementam. Tudo que muda, se transforma, cicla e se desenvolve é explicado pela teoria do Yin e Yang.


YIN
YANG
Frio
Quente
Escuro
Claro
Mulher
Homem
Órgão
Víscera
Profundo
Superficial
Calmo
Agitado
Crônico
Agudo
Lua
Sol
Repouso
Atividade
Baixo
Alto
Pesado
Leve


Para cada um dos 5 elemento temos uma analogia, por exemplo: Madeira representa o Fígado, a estação do ano primavera, o clima vento, o sabor ácido, etc, conforme tabela abaixo.



MADEIRA
FOGO
TERRA
METAL
ÁGUA
Órgão (Zang)
Fígado
Coração / Circulação Sexo
Baço Pâncreas
Pulmão
Rim
Víscera (Fu)
Vesícula Biliar
Intestino Delgado / Triplo Aquecedor
Estômago
Intestino Grosso
Bexiga
Matriz Emocional
Raiva
Euforia
Preocupação
Tristeza
Medo
Estação
Primavera
Verão
Inter estação
Outono
Inverno
Clima
Vento
Calor
Umidade
Seco
Frio
Sabor
Ácido
Amargo
Doce
Picante
Salgado
Estrutura Física
Músculos e tendões
Pulso
Vasos
Pele e Pelos
Ossos
Sentido
Olhos
Língua
Boca
Nariz
Audição


Os 5 elementos se enquadram na teoria do Yin e Yang por tentar atingir o mesmo equilíbrio perfeito.

O correto fluxo de Qi (energia vital) depende da atividade harmoniosa dos Zang-Fu (órgãos e vísceras). Os "Zang" (órgãos) - Fígado, Coração, Pericárdio (protege o coração), Baço/Pâncreas, Pulmão e Rins são encarregados de transformar substâncias em essência e energia. Os "Fu" (vísceras) - Vesícula Biliar, Intestino Delgado, Triplo Aquecedor (supervisiona as outras funções), Estômago, Intestino Grosso e Bexiga armazenam as essências e cuidam das excreções.

Qi (energia vital), percorre nosso corpo através dos Jing Luo (meridianos principais e colaterais), que por sua vez se comunicam com o exterior através dos pontos de acupuntura. Os Jing, meridianos principais, se originam de cada órgão e de cada víscera, já os Luo, meridianos colaterais, originam-se a partir dos meridianos principais com a missão de levar o Qi até cada uma das mínimas partes que compreende nosso corpo.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a doença é o rompimento do equilíbrio entre Yin e Yang e os 5 elementos. Fatores internos (emoções), como raiva, euforia, preocupação, tristeza e medo ou externos (climas), como vento, calor, umidade, secura, calor e frio, além de má alimentação, sedentarismo, vida desregrada e outros fatores enfraquecem o Qi (energia vital), impedem o funcionamento adequado dos Zang-Fu (órgãos e vísceras) e prejudicam a circulação de energia através dos meridianos, favorecendo a manifestação de doenças. O tratamento consiste em normalizar as energias Yin e Yang, impulsionando os 5 elementos.